Como limpar o espaço do pet? 7 dicas essenciais – Minassal

limpar o espaço do pet

O espaço do pet é um lugar muito especial, até porque é lá que ele dorme e se alimenta. Isso sem contar os espaços que são destinados às necessidades fisiológicas. Por isso, manter este local sempre limpo é essencial. Limpeza essa que precisa ser realizada não só para não ficar com mal cheiro, mas também para livrar-se de bactérias que podem prejudicar seu peludinho.

Pensando nisso, preparamos um texto com 7 dicas essenciais que vão te ajudar no momento de limpar o espaço do pet de maneira adequada, sem prejudicar seu amigão com o cheiro componentes que agridam sua pele.

1-    Não utilize produtos com cheiro forte

Ao limpar o ambiente do pet, tenha muito cuidado com os cheiros e componentes emitidos pelos produtos de limpeza escolhido por você. Até porque, quando utilizados, você pode causar uma alergia no seu animal, como as chamadas dermatite de contato.

Uma dica é utilizar produtos específicos para o caso. Em petshops e casas de ração, por exemplo, é possível encontrar diversas marcas que fabricam esses utensílios de limpeza especialmente para casa com pets.

Assim, além de manter a casa limpa, você evita uma visita inesperada ao veterinário.

2-    Aposte em produtos de limpeza com amônia quaternária

A amônia quaternária (CAQs), é um tipo de produto altamente eficaz contra as bactérias, fungos e outros tipos de microrganismos.

Sua substância pode ser encontrada em alguns produtos de limpeza como detergentes, amaciantes e até mesmo em alguns desinfetantes fabricados especialmente para a limpeza de ambientes de pets, como falado anteriormente.

Lembre-se: sempre dilua este componente em água, nunca faça a limpeza utilizando o produto sozinho.

3-    Lave com frequência os potes, cobertores e caminhas

Para manter o ambiente do pet limpo, é necessário também manter seus potes, cobertores e cama em perfeitas condições. Até porque, seu animalzinho precisa ter comida e água sempre frescos, além de um local limpo para dormir.

Sendo assim, faça a lavagem dos mesmos, utilizando sabão neutro e no caso dos potinhos, utilize uma escovinha. Assim você tira todas as bactérias e colabora mais uma vez para a saúde do seu animal de estimação.

4-    Faça uma boa limpeza nas casinhas

Se o ambiente do pet está localizado no quintal e ele conta com uma casinha, é importante que a mesma seja sempre higienizada com produtos não tóxicos ao seu animal. Como é o caso do sabão neutro já mencionado aqui.

Em casos onde a casinha for de plástico, uma dica é limpa-la com um pano macio e úmido, evitando o desgaste da mesma.

5-    Use o aspirador de pó a seu favor

Se seu amigão vive dentro de casa junto com você, lembre-se sempre de aspirar não só o espaço do pet, mas a casa inteira. Assim você evita que os mesmos grudem nas roupas e misturem com o pó, o que pode trazer ácaro para o ambiente.

6-    Troque com frequência a caixa de areia

Se você tem gatos em casa, o ideal é que se troque as caixinhas de areia pelo menos a cada dois dias. Retirando a terra por completo e lavando a caixa antes de inserir uma nova. Caso você tenha mais que um gato, o ideal é que cada um tenha a sua caixa.

7-    Higienize também os brinquedos

Os brinquedos do seu animal também contam como parte do ambiente do pet. Até porque eles são utilizados com frequência pelo mesmo e por isso, merecem o mesmo cuidado que os demais.

Sendo assim, lave-os com frequência e lembre-se de deixá-los secar por completo antes de os entregar novamente para o seu pet brincar.

Dica extra para limpeza do ambiente do pet: use vinagre

Você sabia que o vinagre pode ser um excelente aliado na limpeza do espaço pet? Isso porque sua substância é excelente para acabar com bactérias e tirar o mal odor dos lugares.

Sendo assim, ele se torna então uma grande dica para você que quer realizar uma boa limpeza do ambiente pet sem agredir a pele ou o olfato do seu animal.

Gostou dessas dicas essenciais para realizar uma boa limpeza do ambiente pet? Então não deixe de conferir também essas outras grandes dicas de como proteger o seu peludinho!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.