Já falamos aqui no blog sobre a importância de manter um bom relacionamento com o cliente e o pós-atendimento na sua empresa. Mas mesmo com as dicas práticas para aplicação no dia a dia, algumas equipes ainda sentem mais dificuldade em manter o contato próximo, principalmente em períodos de distanciamento social.
Para ajudar a sua empresa a aumentar os resultados através do relacionamento com o cliente e ainda manter sua carteira de clientes sempre ativa, trouxemos neste conteúdo dicas de ferramentas para auxiliar o relacionamento do representante com o cliente. Confira!
Relacionamento do representante com o cliente: dicas práticas
Em outros tempos era muito comum o agendamento de visitas e reuniões entre representantes de vendas e seus clientes. Isso porque o papel de um representante de vendas é muito maior do que apenas “vender seu peixe”. O representante também é capaz de orientar e auxiliar o cliente na organização de sua empresa, estoque, PDV e ainda dar algumas dicas de como captar e manter novos clientes.
Mas com o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus e as novas medidas de distanciamento social e segurança, ficou um pouco mais difícil manter a proximidade com o cliente. Então para resolver este problema, diversas empresas e startups surgiram no mercado com ferramentas que ajudam, e muito, a manter o cliente ainda mais próximo e com mais periodicidade.
1. Redes sociais
De acordo com a nova edição do Global Digital Report, é estimado que as pessoas passem um média de 2h25 navegando na web através de suas redes sociais. Aqui no Brasil a realidade não é muito diferente da dos demais países. Pesquisas indicam que cerca de 97% das pessoas têm acesso às redes sociais e dedicam boa parte do seu dia consumindo e publicando conteúdo.
Por isso, é indiscutível a necessidade de toda empresa se fazer presente também nestes canais, não é mesmo? É esperado que cada empresa tenha uma conta ativa em pelo menos uma das diversas redes sociais disponíveis no mercado. Isso porque é preciso que a empresa esteja também onde está o seu público. Então vale a pena pesquisar sobre os hábitos de consumo de seu potencial cliente e se colocar à disposição nos canais que ele acessa.
As redes sociais não funcionam apenas como uma ótima maneira de fazer seu negócio ser visto, de divulgar seus produtos, serviços e promoções. As redes sociais permitem a troca de conteúdos e informações, então é uma ótima opção para que os representantes possam manter o contato direto com seus clientes.
Seja através de publicações em textos, fotos e vídeos, conversas na caixa de entrada ou mesmo respondendo às dúvidas e solicitações através dos comentários. O ponto é que as redes sociais se tornaram um canal aberto e mais acessível para a comunicação, que permite não só manter o contato próximo com os clientes já presentes na base, como também conquistar novos.
Ah, e é claro, os aplicativos de mensagens instantâneas também se encaixam nesta categoria.
2. E-mail marketing
Uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas que já atuam com o marketing digital, o e-mail marketing é ideal para manter um contato próximo com uma base de clientes já existentes. E além disso, manter o contato próximo com quem ainda está na fase de apresentação da empresa e negociação de contrato.
Através do e-mail marketing você pode comunicar ao seu cliente informativos internos, dados de mercado, novidades no setor comercial, lançamento de produtos e serviços, promoções e até mesmo compartilhar conteúdos que sejam úteis ao seu público.
Você sabia que o e-mail marketing é uma ferramenta muito importante para a nutrição da sua base de contatos? Isso porque você pode programar uma sequência de disparos de e-mails, de acordo com cada segmento de clientes, identificando-os pelos interesses, estágio de negociação e até mesmo histórico de compras. Dessa forma, você se mantém presente na rotina do seu cliente sem dedicar tanto tempo em ligações ou reuniões.
Se bem estruturado, um fluxo de e-mail marketing pode até mesmo conduzir o cliente até a venda, desde a entrada desse cliente na base até o momento da proposta. E a melhor parte? É tudo automatizado. Basta planejar uma vez a sua estratégia de vendas e apenas acompanhar, alterando caso seja necessário e acionando a equipe comercial no momento certo.
Atualmente algumas plataformas no Brasil oferecem pacotes de acesso a ferramentas de automação de e-mail marketing, mas dependendo do tamanho da sua empresa e base de clientes, é possível encontrar opções gratuitas.
3. Blog
Se você já acessou algum blog ou portal para tirar alguma dúvida sobre um assunto ou mesmo aprender alguma coisa nova, então vai entender a importância da produção de conteúdos para o relacionamento com o seu cliente. Neste momento, em que você lê este conteúdo e aprende novas formas de se relacionar com seus clientes, você e a nossa empresa estão mantendo um contato bem mais próximos.
O blog não é apenas um site onde podemos postar notícias e dicas, mas também é um canal onde podemos desenvolver conteúdos que respondam às principais dúvidas de nossos clientes, orientem sobre processos, informem sobre novidades e descrevam produtos e serviços.
Por exemplo, se os seus representantes comerciais dedicam muito tempo explicando sobre as vantagens de determinado produto, que tal desenvolver um conteúdo de suporte que defenda a aquisição desse item específico? Assim você pode compartilhar com toda a sua rede informações completas e ainda conquistar novos usuários que têm as mesmas dúvidas, mas não conheciam ainda a sua empresa.
O blog também é uma ótima ferramenta para dar todo o suporte no processo de nutrição dos seus clientes através do e-mail marketing. Basta alinhar ambas as estratégias e manter a equipe sempre informada de quais serão os próximos passos.
E não se esqueça! O blog também permite comentários e compartilhamentos, então sua empresa deve estar sempre atenta para responder todas as dúvidas e observações assim que possível.
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