Oftalmologia veterinária: conheça mais sobre a especialidade – Minassal Distribuidora

Oftalmologia veterinária

Quanto mais o tempo passa, assim como a medicina humana se desenvolve, a medicina veterinária também sempre aparece com novidades para melhorar a qualidade de vida dos nossos pets. Uma das especialidades que mais vem se destacando no setor é a oftalmologia veterinária.

Muitos dos problemas oculares são silenciosos e por isso, detectados quando o animalzinho já está com boa parte da visão comprometida. Portanto, é preciso prestar atenção nos sintomas, além de levar o seu pet regularmente ao veterinário. Pois ele saberá se é necessário o encaminhamento para esse profissional especializado.

Quer saber mais sobre a oftalmologia veterinária? Então, continue neste post até o final!

O que é oftalmologia veterinária?

Da mesma forma que para os humanos a oftalmologia cuida dos olhos, nos animais não será diferente.

Oftalmologia veterinária

A oftalmologia veterinária é a especialidade responsável por cuidar da saúde ocular e realizar cirurgias de olhos. Será o veterinário oftalmologista que oferecerá o diagnóstico e dará conta do tratamento necessário para diversos tipos de problemas oculares, de uma variedade de animais – não necessariamente só os domésticos.

Podemos citar, como deveres dos especialistas em oftalmologia veterinária, várias tarefas como, por exemplo:

  • Cuidar de diversos problemas nos olhos dos animais;
  • Fazer exames oculares de rotina;
  • Fazer procedimentos cirúrgicos;
  • Estudar e documentar diferentes problemas oculares;
  • Manter relatórios dos pacientes sempre atualizados e acompanhar a evolução de cada caso;
  • Trabalhar como consultor para auxílio de outros veterinários em casos de problemas com os olhos dos pets.

Quais são os problemas que a oftalmologia veterinária resolve?

Oftalmologia veterinária

É muito comum irmos direto ao médico oftalmologista quando temos algum incômodo ou não estamos vendo muito bem. Porém, no caso dos bichinhos, muitas vezes é preciso que eles passem por uma consulta geral, para depois serem encaminhados ao especialista.

Apesar das doenças oculares estarem relacionadas aos animais de idade mais avançada, muitas dessas condições podem ser congênitas, ou seja, de caráter hereditário, ou até mesmo causadas por um acidente.

Entre os problemas mais comuns entre os animais podemos destacar:

  •  Glaucoma: elevação da pressão intraocular, causada pela idade avançada ou condições genéticas. Essa doença provoca uma irritação na retina, se não for tratada pode levar a cegueira. Por isso, o diagnóstico feito pelo especialista em oftalmologia veterinária pode garantir um tratamento mais eficiente. Dessa forma prevenindo uma evolução mais grave da doença.
  • Catarata: bem mais frequente em animais mais idosos, porém, em animais diabéticos ou que sofreram algum acidente, pode afetar os mais novos. A catarata deixa os olhos dos bichinhos mais turvos devido a formação de uma película esbranquiçada que impede a passagem de luz, assim causando lesões na visão do animal.
  • Úlcera na córnea: caracterizada pela corrosão da região da córnea, a úlcera pode se o resultado de infecções e traumas na área dos olhos.
  • Uveíte: inflamação grave que acerta diversas partes importantes dos olhos como a retina, a íris, entre outros. Por mais que seja uma doença séria, o diagnóstico precoce ajuda no tratamento e na prevenção de uma cegueira. 
  • Conjuntivite: doença comum que afeta os olhos de muitas espécies de animais. Ocorre principalmente por conta da falta de lubrificação dos olhos, dessa forma promovendo a inflamação da conjuntiva. 

Leia também: Síndrome de Ansiedade Canina: descubra as principais causas e como prevenir

Como saber se o meu pet precisa de um veterinário oftalmologista?

Oftalmologia veterinária

Como já mencionamos, é importante que você leve o seu pet para visitas regulares ao veterinário. Uma vez que ele detecte algum problema mais sério, o veterinário será responsável por encaminhar o seu bichinho para o oftalmologista veterinário. 

Entretanto, existem alguns sintomas aos quais você pode ficar atento. Dessa maneira, será possível buscar uma consulta diretamente com o especialista. Caso o seu pet apresente: 

  • Olhos sensíveis à claridade; 
  • Secreção e lacrimejamento excessivos; 
  • Vermelhidão; 
  • Dificuldade para abrir os olhos; 
  • Manchas nos olhos;
  • Alterações na cor; 
  • Acidentes pois não está desviando de objetos no seu caminho; 
  • Manchas ou alteração na coloração dos olhos. 

Essas são algumas das maneiras de se identificar uma doença. Por isso, é essencial prestar atenção no comportamento dos seus pets. 

Se o seu cachorro ou gato apresentar algum desses sintomas, busque pelo veterinário oftalmologista. Pois, quanto mais cedo alguma doença séria for diagnosticada, maior será a eficácia do tratamento. 

Seu melhor amigo merece o melhor e se você pode dar esse conforto para ele, porque não buscar um especialista em oftalmologia veterinária? 

Leia mais: Dicas de cuidados com os animais no inverno