Qual o valor do Networking para o Representante? – Minassal Distribuidora

escova ideal para a pelagem do seu cachorro

Se você está querendo ganhar espaço no âmbito comercial, uma das atividades que podem te ajudar com seus objetivos é o networking. Essa é uma prática que traz muitos benefícios para qualquer um que saiba como ter uma rede de contatos efetiva. 

Deseja saber mais sobre como ter um bom networking e quais são os benefícios dessa atividade? Pois então, leia este post até o final. 

O que é Networking? 

Decerto que você em algum momento já ouviu a palavra “networking” por aí. Afinal, esse é um termo que vem aparecendo com frequência nas mídias; as pessoas sempre falam como é importante ter um bom networking para conseguir um emprego ou começar um negócio. 

Mas, o que é o networking exatamente? 

De acordo com o dicionário Oxford Languages, networking é a “ação ou processo de interagir com outras pessoas para trocar informações e desenvolver contatos profissionais ou sociais”. Ou seja, essa palavra quer dizer “rede de contatos”, em português. 

Antes de mais nada, o principal objetivo dessa rede é construir um bom relacionamento entre as pessoas que estão com os mesmos objetivos e interesses que os seus.

Em alguns campos de atuação, o networking efetivo é de extrema importância para os representantes. Pois eles precisam vender e com uma rede de contatos fica bem mais fácil a venda acontecer.

Além disso, uma boa comunicação faz com que o representante consiga se expressar melhor, assim aumentando as chances de não haver nenhum mal entendido durante a venda. 

Qual o valor do Networking para o Representante?

Qual o valor do Networking para o Representante

Atualmente, a habilidade de se comunicar facilmente e construir conexões com outras pessoas, é uma das soft skills mais apreciadas pelas empresas que estão em buscas de representantes comerciais. 

Talvez esse valor não possa ser colocado no papel, mas com toda certeza, essa será uma habilidade muito bem vista em um currículo profissional. Dessa forma, essa capacidade se torna um grande diferencial para as pessoas que querem se destacar e crescerem em suas carreiras. 

Portanto, por mais que gostemos de conseguir as nossas conquistas por nós mesmos, é sempre bom ter um círculo com o qual você pode contar.

Não só de amigos e família, mas também de outros representantes e pessoas do seu ramo; você precisa sempre buscar fazer novas amizades, para expandir o seu networking. Porém, sempre mantendo os seus contatos já garantidos próximos. 

Como criar uma boa rede de contatos? 

Um bom networking estabelecerá longas conexões entre as pessoas que possuem os mesmos objetivos. Assim, impulsionando a troca de favores entre ambas as partes. 

Posto isso, podemos dizer que é quase impossível conquistar o seu espaço, sem ter um bom networking. É fundamental fazer amizades e conhecer pessoas novas para que você continue expandindo as suas redes de contato. 

A fim de aumentar suas vendas, um representante deve estar sempre atento aos seus clientes. Dessa maneira, ficará mais fácil conhecer suas necessidades por alguma solução. 

Outra dica importante sobre o networking: não é a quantidade de pessoas que fazem um networking bom, porém se você conhece pessoas que estão realmente interessadas no que você pode oferecer.

Nesse contexto, o networking se parece muito com o marketing digital; quanto mais qualificado o lead, maiores serão as chances de conversão.

Da mesma forma, no networking você precisa trabalhar com os seus relacionamentos, então tratar as pessoas com educação e com respeito é vital. Além disso, mantê-las perto e sempre estar buscando um feedback, faz toda diferença, para deixar uma oportunidade sempre aberta. 

Por fim, para que o seu networking seja efetivo, busque por pessoas e seja visto por elas. Esteja presente nas redes sociais, principalmente o LinkedIn. Participe de eventos que estejam relacionados com a sua área e crie você mesmo novas oportunidades de negócio! 

Qual o valor do Networking para o Representante?

Não existem melhores maneiras de criar um bom networking. Quer mais dicas? Então, não deixe de conferir os outros posts do blog! 

Leia também: Entenda o impacto da pandemia no mercado de pet shop