Como fazer a gestão adequada de estoque do seu pet shop – Minassal Distribuidora

estoque do pet shop

Manter o estoque organizado e em dia não é uma tarefa fácil seja qual for o segmento, mas quando tratamos sobre estoque de alimentos, como é o caso das rações no pet shop, alguns pontos devem ser levados em consideração. Separamos neste conteúdo algumas dicas de como realizar a gestão adequada de estoque do seu pet shop para evitar perdas e garantir os lucros.

Dicas práticas para a gestão do estoque do seu pet shop

Faça um levantamento de estoque

Se você ainda não tem um sistema de controle de estoque, primeiro passo é encontrar um sistema automatizado que facilite o cadastro e conferência dos produtos e realizar um levantamento de todo o estoque atual. É muito importante que todos os itens, sem exceção estejam catalogados para uma gestão eficiente.

Se o estoque for muito grande, vale a pena fazer uma força-tarefa com toda a equipe até que todos os produtos estejam registrados, de acordo com suas características.

Cadastre todos os itens no sistema de controle de estoque

Depois de realizar o levantamento e ter em mãos as informações sobre todos os itens do seu estoque, é hora de cadastrar item por item no sistema escolhido. Não se esqueça de registrar, além da descrição do produto e quantidade, qual o número do lote e data de validade, por exemplo.

Se você possui mais de um local de armazenamento, como várias lojas ou galpões, também é necessário especificar onde o produto se encontra e qual a quantidade disponível em cada local.

Mantenha o sistema de controle de estoque atualizado

O correto é que, assim que o produto for retirado do estoque, seja dado baixa no sistema para atualização automática. Mas pode acontecer de vez ou outra acontecer a falha do registro. Por este motivo é muito importante realizar contagens de estoque de tempos em tempos.

Estabeleça um período de tempo e combine com a equipe uma data para a conferência de todo o estoque e sistema de controle. Dessa forma os riscos de vender produtos sem estoque ou comprar produtos em excesso será bem menor.

Cabe aqui também realizar a conferência das datas de validade de cada produto, assim a equipe comercial poderá iniciar um plano de ação para a venda imediata dos produtos que estão próximos ao vencimento.

Mantenha um estoque enxuto e reduzido

Quando falamos sobre o estoque de um pet shop, temos de levar em consideração produtos como rações, petiscos, suplementos vitamínicos, medicamentos e outros cosméticos que possuem data de validade predefinida. O grande risco ao manter um estoque alto sem necessidade é a perda dos produtos de acordo com o vencimento da validade e, consequentemente, os prejuízos causados para o caixa da empresa.

Uma solução para esse problema é solicitar ao time comercial ou administrativo uma relação de saída de cada tipo de produto e as projeções para os próximos meses. Dessa maneira a pessoa responsável pelas compras terá uma ideia mais clara de qual a real necessidade do estoque e evitará a perda de produtos.

Manter um estoque enxuto possibilita a economia de espaço, tempo para conferência e cadastro dos produtos e, principalmente, de dinheiro.

Defina um responsável pelo controle de estoque

Uma estratégia ideal é a definição de uma pessoa que fique responsável pelo controle de estoque, assim fica mais fácil de identificar caso ocorra algum problema ou urgência.

O responsável pelo controle de estoque deve validar com frequência o funcionamento correto do sistema, verificar se as informações estão de acordo com a realidade e supervisionar a conferência de estoque dentro dos períodos preestabelecidos.

Mantenha o estoque sempre limpo e organizado

Manter o estoque sempre limpo e organizado contribui para a conservação dos produtos, qualidade da entrega e até mesmo o processo de conferência e cadastro dos itens.

Uma dica importante é separar os itens por grupos (ex. alimentos, cosméticos, medicamentos, brinquedos, roupas etc.) e, dentro de cada grupo, por tamanho, peso, tipo e marca. Além de deixar o espaço mais organizado, fica muito mais fácil de encontrar os produtos.

Como está o seu estoque?

Gostou das nossas dicas? Que tal verificar o estoque do seu pet shop e implementar um sistema de controle também? Em pouco tempo você notará a economia de custos e otimização dos processos de venda e entrega.

Leia também: Mídias para pet shop: 6 dicas essenciais para você criar as suas