Gato pode comer ração de cachorro? Descubra! – Minassal Distribuidora

gato pode comer ração de cachorro

Apesar de serem retratados como eternos inimigos, os cães e gatos, na verdade, podem ser bons amigos, principalmente se criados juntos de forma amistosa. Não é raro encontrar lares em que ambos os animais de estimação vivem juntos em perfeita harmonia.

Porém, apesar de compartilharem os mesmos tutores e a mesma casa, cada animal possui suas particularidades e diferentes necessidades, principalmente em relação à higiene, espaço, brinquedos, hábitos e alimentação. Tratar um cão como se fosse um gato é vice-versa pode colocar em risco o desenvolvimento, a saúde e bem-estar dos seus peludinhos.

Dito isso, trouxemos neste conteúdo um tema muito importante e que gera muitas dúvidas nos tutores de cães e gatos: será que gato pode comer ração de cachorro? Acompanhe este conteúdo e descubra.

Afinal, o gato pode comer ração do cachorro?

E a resposta é não. Mas isso não significa que seu gatinho corre perigo ao comer a ração do cachorro por acidente. Como assim? A gente te explica.

Os gatos podem ser animais muito curiosos e sempre prontos para descobrir novas experiências e aventuras, por isso é muito comum observar de vez em quando seu bichano com o focinho metido no potinho de ração do cachorro ou mesmo escalando o pacote de ração.

Se você descobrir que seu gatinho andou experimentando um pouco da ração do amiguinho canino, não precisa se preocupar ou correr com ele para o veterinário. Normalmente a ração dos cães não contém ingredientes que sejam de alguma forma tóxicos para os felinos, então se ingerida em pequenas quantidades, seu gatinho ficará bem.

Mas não deixe que o “assalto” ao pote de comida dos cães se torne um hábito. As rações para cães são preparadas de acordo com as necessidades nutricionais específicas para porte e idade. Da mesma forma como alimentar o cão com uma ração que não esteja de acordo com suas características físicas pode prejudicar sua saúde, alimentar o gato com um alimento que não foi preparado para ele pode trazer muitos malefícios.

O problema não está em “o gato comer a ração do cachorro”, mas em tornar a ração do cachorro o alimento regular do seu gatinho.

O que tem na ração dos gatos?

Assim como acontece com os cães, a ração dos gatos também sofre variações de acordo com a idade e quadro clínico, como por exemplo, quando os gatos são castrados. Por isso é preciso escolher a ração do seu peludinho com muito cuidado e, de preferência, sob a orientação de um veterinário.

De um modo geral, a composição da ração dos gatos possui uma quantidade bem maior de proteínas e gordura animal, se comparada à ração dos cães. Por este motivo, ao alimentar os felinos com rações produzidas para cães, você pode causar desequilíbrio de nutrientes, o que com o tempo vai deixar seu peludinho doente.

As proteínas são nutrientes que contribuem para o aumento da imunidade, saúde da pele e crescimento dos felinos. Ao reduzir a quantidade de proteínas (como acontece com a ração para cães), os gatos podem adoecer com mais facilidade e apresentarem recuperação mais lenta e demora na cicatrização.

Outro ponto importante é que a ração para gatos possui componentes que auxiliam na eliminação das famosas bolas de pelo, então privar seu gatinho da alimentação adequada pode impactar diretamente na sua qualidade de vida e bem-estar.

Como evitar que seu gatinho coma a ração para cães?

Se seu gato sempre encontra um jeito de experimentar um pouco da ração do amiguinho canino enquanto você não está por perto, algumas dicas podem ajudar:

  • Mantenha as rações bem fechadas e fora do alcance dos animais;

Mesmo que você tenha o costume de guardar ambos os tipos de rações em embalagens fechadas, seus pets podem encontrar um jeito de obter acesso (seja derrubando o pote ou rasgando a embalagem). Por isso, a melhor maneira é manter o alimento longe do alcance dos animais.

Sabemos que altura não é um empecilho para os felinos, então que tal guardar as embalagens dentro de um armário fechado?

  • Estabeleça horários certos para a alimentação

É bem possível que seu bichano não se acostume com um único horário para alimentação, uma vez que eles tendem a consumir a ração em períodos variados do dia. Mas como os cães são mais facilmente adaptáveis à rotina, uma opção é escolher determinados horários do dia para alimentá-los e ficar de olho se o felino vai tentar interferir.

Tente acostumar seu cãozinho a se alimentar sempre no mesmo horário, dessa forma você pode retirar o potinho de ração assim que ele estiver satisfeito e garantir que seu gatinho não vai voltar depois pra roubar alguns grãozinhos. Observar atentamente os hábitos alimentares pode ajudar a identificar problemas de saúde de maneira precoce, além de evitar distúrbios alimentares, como a obesidade.

Ah, e para evitar que seu cãozinho tente aproveitar um pouco da ração do seu gato, que tal manter o potinho em locais um pouco mais altos? Essa é uma forma de limitar o acesso dos cães e incentivar os gatinhos a praticarem exercícios físicos.

  • Ração diferente, horário diferente

Uma dica interessante é disponibilizar a ração dos seus pets em horários diferentes, afinal é muito mais prático ficar de olho em um do que em dois, não é?

Deixar os potinhos de ração dos cães e dos gatos cheios ao mesmo tempo e próximos um do outros é a receita perfeita para uma confusão bem peluda.

Então o ideal é que você deixe os potinhos de ração cheios dos seus gatinhos em um local razoavelmente distante de onde você costuma alimentar os cães. E não se esqueça de recolher os potinhos de ração assim que seus amiguinhos caninos estiverem satisfeitos.

Atenção!

A boa nutrição dos pets é muito importante para o desenvolvimento saudável e a manutenção da qualidade de vida. Ao notar qualquer sintoma ou comportamento anormal, agende uma consulta com um médico veterinário de sua confiança.

Gostou de nossas dicas? Então leia também: Como escolher a ração certa para seu pet

1 Comentário

  1. […] Leia também: Gato pode comer ração de cachorro? Descubra! […]

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.