Neste ano de 2021, um ano tão atípico e cheio de desafios, temos um grande motivo para celebrar e acreditar cada vez mais em dias melhores. É com muito prazer que comemoramos, ao lado de nossos colaboradores, fornecedores e clientes parceiros, os 35 anos de história da nossa marca, Minassal.
Assim como toda trajetória de sucesso, a jornada até aqui foi repleta de obstáculos e adversidades, afinal, foram décadas de mudanças no mercado, acompanhando as tendências, buscando entender as necessidades e desejos de nossos consumidores.
Mas com muito trabalho e empenho, e com o suporte de um time muito talentoso e dedicado, os desafios se tornaram oportunidades e contribuíram diretamente para o crescimento da empresa e uma série de conquistas.
Você, que está lendo este conteúdo comemorativo, sinta-se parabenizado e receba nossos mais sinceros agradecimentos, pois você também é parte muito importante da nossa história. Sem seu apoio e confiança, não teríamos chegado tão longe.
Quando nossa história começou
Tudo começou quando José Poli Paredes, aos 34 anos, viu uma grande oportunidade no mercado de sal mineralizado e tomou a decisão de embarcar na jornada do empreendedorismo. Depois de mais de 25 anos dedicados ao trabalho em outras empresas, percebeu que era o momento de fundar seu próprio negócio, ao lado de sua esposa e parceira.
Foi com uma base sólida de conhecimentos sobre a rotina de um empreendimento, muita determinação, o sonho de ver sua própria empresa alcançar o sucesso e o entendimento pleno sobre a área de nutrição animal, que em abril de 1986 nascia a Minassal Ltda.
Por que o nome Minassal?
O nome Minassal tem como origem o primeiro segmento de mercado explorado pela empresa – o sal mineralizado. Entre as décadas de 80 e 90, em Minas Gerais, havia uma grande lacuna na oferta deste produto, que tem origem na mistura de sal mineral e sal encontrado no litoral do país.
Foi esta oportunidade o incentivo que faltava para a fundação da empresa, que atuou inicialmente como produtora e distribuidora do produto na região, por isso o nome.
A Minassal ia muito bem no início de sua operação, a caminho do tão esperado resultado, mas então surgiu o primeiro desafio. E não foi fácil.
O primeiro grande desafio
Pouco tempo depois do início das atividades, um desastre natural demandou a mudança de todos os planos. Infelizmente, o país todo se viu comovido com a notícia de uma grande enchente que devastou todas as áreas produtoras de sal da região Nordeste.
E assim como muitas empresas sofreram com os reflexos do desastre, também a Minassal teve suas operações pausadas pela falta de matéria-prima para a produção de seu principal produto.
Naquele mesmo período, como o país não conseguia mais dar conta sozinho da produção de matérias-primas, o Brasil passou a importar sal da Rússia e com controle rígido em relação às empresas interessadas neste segmento de atuação. Essa fase durou por três anos, o que fez com a Minassal tivesse de mudar todo o seu roteiro.
A maior oportunidade de sua história
Apesar de todas as adversidades, nossa empresa se manteve firme e com um único objetivo: transformar a vida de nossos clientes e parceiros através da inovação, qualidade, agilidade e segurança.
Por este motivo, Caio Poli, filho de José, passou também a ser parte atuante da equipe Minassal e, devido ao seu bom relacionamento com fornecedores e conhecimento em produtos veterinários, a Minassal deu um grande passo em sua história.
Em parceria com grandes marcas como Pfizer, Rhodia, Squibb, Cooper’s, Elanco, Bayer e Hopner, a Minassal se tornou distribuidora de materiais cirúrgicos veterinários e outros produtos do mesmo segmento.
Durante todo um ano de excelentes resultados e observando o crescimento exponencial do mercado pet no Brasil, aconteceu o primeiro contato com a empresa Effem (conhecida hoje como Mars), que é produtora de alimentos para pets (setor de pet food) e líder mundial em sua área de atuação.
Em pouco tempo o portfólio da Minassal já contava com toda a linha de produtos Mars, com a qual mantemos uma firme parceria de respeito e confiança até hoje.
Especialista no segmento de pet food
Cerca de dois anos depois a equipe Minassal tinha certeza de duas coisas: a primeira é que deveria permanecer no mercado de produtos pet, e a segunda que já era hora de se tornar uma empresa referência e especialista em um segmento desse mercado.
Foi com base nisso que a Minassal deixou de vez o segmento de materiais cirúrgicos veterinários e embarcou com todo seu empenho no segmento de pet food, com marcas líderes de vendas, como Purina, Guabi e Total.
O que nos move!
Mesmo com muitas adversidades, podemos celebrar 35 anos de muitas conquistas e grandes realizações. É claro que todo resultado positivo foi trabalho de muitas mãos criativas, habilidosas e dedicadas, mas também a realização de um sonho que começou três décadas atrás com a família Poli, e hoje é compartilhado por cada colaborador.
Temos muito orgulho em reafirmar nossa cultura de responsabilidade, compromisso e muito respeito e consideração por nossos parceiros, colaboradores, fornecedores e clientes.
Nosso comprometimento é zelar pelas nossas parcerias e ser a melhor opção em distribuição, independente do segmento.
Para saber mais sobre nossa história, nossos serviços e marcas, acesse nosso site e acompanhe nossas redes sociais.
Leia também: Conheça as vantagens dos mini sachês para pets