Quantas horas por dia dorme um cachorro? – Minassal Distribuidora

quantas horas dorme um cachorro

Se você tem um melhor amigo de quatro patas dentro de casa, deve ter percebido que os peludinhos parecem ter uma energia sem fim. Estão sempre prontos para brincar, te acompanhar nos afazeres domésticos e passeios pela cidade, e as vezes mesmo à noite não te deixam dormir.

Então bate aquela dúvida: quantas horas por dia dorme um cachorro? Porque ao contrário dos seres humanos, os pets parecem mais preocupados com a diversão do que com a hora da soneca. E não importa se já estão dormindo, se for para brincar, não precisa nem chamar duas vezes!

Está na hora da soneca!

Segundo apontam estudos realizados com cachorros de idade adulta, os nossos parceiros de quatro patas geralmente dormem em um período compreendido entre 12 e 14 horas por dia. Já para os filhotes, esse período pode se estender em até 16 horas.

Mas se você está surpreso com esse resultado, não se preocupe! Os cães não possuem uma rotina de sono como os seres humanos e não necessitam de tantas horas seguidas, basta dividir esse tempo em pequenos cochilos e pronto: energias recarregadas para mais brincadeiras!

Isso porque os cachorros são animais muito atentos aos perigos presentes no ambiente e estão sempre dispostos e assumir posição defensiva em favor dos seus donos. Dormir por muitas horas seguidas pode fazer com que eles abaixem a guarda, o que é contra a natureza e instinto dos peludinhos.

A quantidade de horas de sono pode variar, além da idade, de acordo com a raça do animal. Por isso é importante consultar um médico veterinário caso desconfie que seu pet está dormindo mais ou menos do que o normal. A rotina do pet também influencia muito nas horas de sono, já que os pets que se exercitam mais, precisam de mais tempo de descanso.

Desequilíbrios relacionados ao sono dos cães

Se o peludinho parece sempre atento, mas mesmo cansado reluta em dormir, a melhor opção é levá-lo ao médico veterinário para uma consulta. Assim como o excesso de sono nos cães pode sinalizar distúrbios hormonais ou outros problemas de saúde, a falta de sono pode apontar que tem algo de errado com seu pet.

Alguns distúrbios psicológicos que afetam os humanos, como a ansiedade e estresse, por exemplo, podem também afetar os pets e prejudicar sua saúde física. Por isso é muito importante investigar a causa dos desequilíbrios relacionados ao sono.

Estamos levando em consideração aqui o quadro clínico de um cão adulto. No caso dos filhotes, é normal que haja desequilíbrio no sono nas primeiras semanas ou mesmo meses de vida, de acordo com a raça. Isso porque os pequenos ainda estão em fase acelerada de desenvolvimento, ao mesmo tempo em que buscam explorar as novas descobertas.

A tendência é sempre que os filhotes durmam mais, cerca de 2 horas acima da média dos cães adultos. E para o terror da maior parte dos tutores, é muito comum também que o filhote sinta vontade de dormir durante o dia e fique totalmente desperto durante a noite, exigindo atenção.

Apesar de ser um comportamento comum aos mini peludinhos, há algumas técnicas que os tutores podem adotar para trocar os horários da soneca.

Como fazer com que o filhote durma mais à noite

Não existe uma fórmula milagrosa para evitar que os filhotes acordem várias vezes durante a noite, mas uma dica que funciona muito bem é deixá-los cansados demais para brincar.

Planeje atividades para praticar com seus filhotes durante o dia que exijam o gasto de energia. Pode ser que eles se cansem rapidamente daquela brincadeira e queiram partir logo para a soneca, então seja bem criativo!

Apresente uma diversidade de brinquedos, alterne os ambientes e descubra o que mais prende a atenção do filhote. Sempre que o peludinho apresentar sinais de que está se cansando, mude a estratégia e não deixe que ele pegue no sono.

Dessa forma, ao cair da noite, o pet estará muito cansado e dormirá por mais horas seguidas, sem interrupções.

Outra dica bacana é não alimentar o pet logo antes do horário de dormir. Isso porque o alimento dará energia ao filhote, a qual deverá ser gasta em algum momento durante a noite.

Gostou das nossas dicas? Leia também: Qual a quantidade certa de ração para o seu pet?

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.