Dicas de planejamento financeiro para pet shop – Minassal Distribuidora

planejamento financeiro para pet shop

O objetivo final de toda empresa é a obtenção de lucro, afinal nenhuma empresa consegue se manter no mercado por muito tempo se os gastos forem maiores do que a receita. Se o seu pet shop tem uma alta receita mensal, porém os custos também são altos e a margem de lucro é pequena, é bem possível que a saúde financeira do seu negócio esteja em perigo. Por este motivo trouxemos neste conteúdo dicas de como fazer um planejamento financeiro para pet shop que vai te ajudar a aumentar seu lucro e otimizar seu negócio. Confira!

Passo a passo de como fazer um planejamento financeiro para pet shop

1. Liste todos os custos do seu pet shop

O primeiro passo é listar todos os custos atuais da sua empresa, desde o mais pequeno até o mais relevante. Contas fixas (como energia, água, telefone, internet etc.), fornecedores, equipe de colaboradores, aluguel do espaço, manutenção, produtos de limpeza, entre outros.

Liste item a item e o custo médio mensal de cada um, revise quantas vezes for necessário até ter certeza de que tudo foi considerado e listado corretamente.

2. Liste todas as fontes de renda do seu pet shop

Após listar todos os custos do seu negócio, é hora de reunir todas as fontes de renda atuais e uma média da receita de cada uma delas. Quais são os serviços prestados, quais são os produtos ofertados e quanto disso retorna em receita no final do mês?

Não se esqueça de listar também situações em que sua empresa consegue aumentar o ticket médio, como kits de produtos, oferta de produtos junto aos serviços, serviços adicionais e até mesmo sazonalidades. Em que período as vendas do seu pet shop aumentam ou caem?

Tenha um mapeamento de tudo que gera receita, quando e como. Dessa forma fica mais fácil ter uma previsão da receita mensal durante o período de um ano.

3. Qual é sua margem de lucro?

Após ter em mãos todas as informações sobre os custos e receita do seu pet shop, está na hora de calcular qual é a margem de lucro do seu negócio. É a partir da margem de lucro que você poderá avaliar a saúde financeira do seu negócio e ter base para as tomadas de decisão mais importantes.

Como calcular a margem de lucro? Na verdade é bem simples. Confira abaixo:

  • O primeiro passo é descobrir qual o lucro da sua empresa. Para isso basta calcular toda a receita gerada e subtrair todos os custos.
  • Após descobrir o lucro da sua empresa, basta dividir o lucro pela receita total e multiplicar o resultado por 100.

Fácil, não é? Se encontrar dificuldade em identificar os valores, um consultor financeiro ou um colaborador do departamento de administração da sua empresa podem ajudar.

4. Defina metas para o seu pet shop

A definição de metas funcionará como um guia para o planejamento financeiro do seu pet shop. Se você tem um objetivo definido, quais são as metas que precisam ser alcançadas para alcançar esse objetivo?

Estabeleça metas de redução de custos, de aumento de ticket médio, receita e margem de lucro. Tendo em vista estas metas claras e atingíveis, quais serão as estratégias para alcançá-las? Se a empresa não tem um objetivo bem definido, se não sabe quais são os resultados esperados, fica muito mais difícil, se não impossível, saber em qual direção seguir. 

5. Defina o orçamento da sua empresa

Com dados importantes como a margem de lucro, receita, custos e metas da sua empresa, está na hora de definir um orçamento. A definição do orçamento é uma das etapas mais importantes, porque funciona como uma trava de gastos e ajuda a direcionar as decisões financeiras do seu negócio.

Se você já tem uma compreensão dos custos do seu negócio, a receita gerada a partir dos investimentos feitos, qual a margem de lucro obtida e qual a margem de lucro esperada, então está na hora de definir quanto poderá ser investido, de forma a alcançar todas as metas e manter a saúde financeira da empresa estável.

Para definir um orçamento assertivo, responder algumas perguntas pode ajudar, são elas:

  • Quanto da receita do meu pet shop deve ser reservada para investir no negócio? Quanto é necessário investir para manutenção da empresa, aquisição de novos produtos, para a execução dos serviços e para a qualificação dos colaboradores?
  • Quando deve ser investido em marketing? Devo investir em brindes, ações promocionais e eventos para a aquisição de novos clientes?
  • Quais são as possíveis despesas únicas que podem surgir no decorrer do período deste orçamento?

Não se esqueça também de listar quais são as oportunidades e ameaças do seu negócio e considerá-las na definição do orçamento.

6. Faça projeções de acordo com os cenários

Já ouviu falar sobre cenários financeiros? É uma estratégia que busca prever quais são os possíveis cenários econômicos e quais serão as estratégias adotadas em cada cenário. Essa análise é muito importante, pois permite que a sua empresa tenha segurança em caso de mudanças de cenários.

Imagine todas as oportunidades e ameaças pelas quais seu pet shop pode passar e quais seriam as estratégias em cada uma das situações.

7. Revise todos os fornecedores de seu pet shop

Há quanto tempo você não revisa os contratos com fornecedores e avalia as opções de mercado? Manter um contrato de longo prazo com um fornecedor de confiança é importante para garantir o sucesso do seu negócio, mas é preciso avaliar também se esse contrato é saudável para o planejamento financeiro da sua empresa.

Será que o preço praticado pelo seu fornecedor está dentro da média de mercado? Quais são os benefícios em manter o contrato? Quais são as vantagens que seu fornecedor pode oferecer para o seu negócio? Que tal avaliar a possibilidade de uma revisão de contrato e renegociação?

Se o seu objetivo é aumentar a sua margem de lucro e ainda assim se manter dentro do orçamento, é preciso identificar se os seus fornecedores oferecem o melhor produto para aumento da sua receita dentro do melhor preço para o equilíbrio do seu orçamento.

8. Tenha total controle sobre a movimentação financeira do seu pet shop

Seja através de um software, uma planilha ou mesmo nos cadernos de caixa, é muito importante que você tenha total controle sobre todo o dinheiro que entra e sai da sua empresa. Esse controle oferece uma visão detalhada de quais são as fontes de maior receita e onde estão os maiores gastos.

Manter os registros da movimentação financeira em dia e de forma correta, permite avaliar imediatamente o sucesso das estratégias previstas no planejamento financeiro. Além de demonstrar onde o processo pode ser otimizado, de forma a reduzir gastos.

Gostou de nossas dicas? Então leia também: Quais são as tendências do mercado pet para 2021?

3 Comentários

  1. Maris - 11 de março de 2021 - Responder

    Excelente matéria 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  2. Maris - 11 de março de 2021 - Responder

    Ótimas dicas

  3. […] na hora de comprar os melhores produtos no mercado. Assim, quando você adquirir algum produto no pet shop, você não levará para casa algo que não precisa. Por isso é necessário que, junto ao […]

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