Gatos castrados: cuidados básicos com a alimentação – Minassal Distribuidora

gatos castrados

Nós sabemos que a alimentação balanceada e de qualidade é essencial para a boa saúde de nossos peludinhos. Mas você sabia que o quadro clínico do pet influencia diretamente nos seus hábitos alimentares? Neste conteúdo falaremos sobre os cuidados básicos com a alimentação dos gatos castrados.

Então se seu felino está castrado há algum tempo, ou você ainda está planejando prosseguir com o procedimento cirúrgico, entenda o que muda na alimentação e quais os cuidados básicos na dieta do pet. Confira!

É seguro castrar os gatos?

A decisão de castrar ou não os gatinhos é um assunto polêmico na comunidade veterinária, isso porque os médicos veterinários se dividem entre os que são contra e a favor do procedimento cirúrgico. Enquanto uns afirmam que os benefícios a longo prazo são essenciais para a qualidade de vida e saúde dos gatinhos, outros são mais receosos em relação ao riscos presentes em um procedimento cirúrgico.

É claro, não podemos ignorar que todo procedimento cirúrgico, ou mesmo tratamento médico, apresenta seus riscos. Mas uma vez que o procedimento é conduzido por um profissional capacitado, e os tutores tomam todos os cuidados necessários, os riscos são bem menores e as chances de uma recuperação saudável são enormes.

É muito importante que o tutor, no momento da decisão, converse um veterinário de sua confiança e esclareça todas as dúvidas sobre cada etapa do procedimento, assim como sobre a análise clínica do seu peludinho. O médico veterinário responsável será capaz de orientar sobre a melhor opção.

O que muda na alimentação dos gatos castrados?

O período pós-operatório, por mais tranquilo que seja, pode ser um desafio para os tutores quando o assunto é a alimentação do bichano. Isso porque durante o período da recuperação, principalmente se houver a ingestão de medicamentos, os pets podem se sentir indispostos e recusar o alimento habitual.

Isso é muito comum e acontece com muita frequência, por isso sem pânico!

Uma opção é, neste período, oferecer ao seu peludinho aquilo que ele mais gosta de comer. Podem ser pedacinhos de carne desfiada, os petiscos favoritos e, de preferência, sachês de ração úmida. Afinal, a ração úmida possui os mesmos nutrientes e minerais que a ração seca e, por ter uma consistência mais macia e suculenta, pode despertar o apetite dos pets.

Após o período da recuperação, quando o bichano retornar aos seus antigos hábitos alimentares, será necessária uma readequação tanto da quantidade ofertada quanto do tipo de ração.

Ração para gatos castrados

Você sabia que existe um tipo de ração especial para gatos castrados? E você sabe por que gatos castrados precisam de alimentação especial?

A resposta é bem simples e faz todo o sentido. No caso das fêmeas, a castração evita o surgimento de diversas doenças relacionadas ao sistema reprodutor, como câncer de mama e infecções no útero. Já para os machos, um dos principais motivos pelos quais os tutores buscam a castração é a redução das “escapulidas” dos bichanos.

Além de evitar possíveis acidentes com os gatinhos fujões, manter os pets seguros em casa evita a disseminação de doenças fatais para os peludinhos.

O processo de castração influencia diretamente nos hormônios, o que faz com que os gatinhos fiquem menos agitados e mais preguiçosos. Consequentemente os bichanos passam a gastar menos calorias durante o dia e, se não houver uma readequação alimentar, as calorias serão acumuladas e levarão a quadros clínicos de obesidade.

Por este motivo, as marcas de ração para gato castrado já apresentam uma tabela nutricional própria para os peludinhos que gastam menos calorias, além de vitaminas essenciais que auxiliam na completa recuperação e dão mais energia para atividades e brincadeiras do dia a dia.

Mas não se esqueça, antes de escolher a ração ou mesmo calcular a quantidade a ser oferecida durante o dia, consulte um médico veterinário de sua confiança e solicite uma avaliação médica do seu pet.

Leia também: Gato pode comer ração de cachorro? Descubra!