Quais são as tendências do mercado pet para 2021? – Minassal Distribuidora

tendências do mercado pet para 2021

O ano de 2020 foi atípico e, ao mesmo tempo em que surgiram muitas incertezas e preocupações, todos os setores do mercado enxergaram a necessidade de inovar seus negócios e se tornarem, de fato, essenciais para seus clientes. Com as medidas de segurança adotadas pelos estados brasileiros, com o objetivo de conter o avanço do novo coronavírus, “comprar de casa” se tornou uma grande tendência e muitas lojas tiveram que se adaptar para atender a nova necessidade do mercado.

Para o ano de 2021 o ritmo das compras online e entregas de produtos em casa continua a todo vapor, e as empresas que não reviram seus planos de negócios já começaram a sentir os prejuízos logo nos primeiros meses do ano. Por isso, trouxemos neste conteúdo as principais tendências do mercado pet para 2021. Confira quais são as novidades esperadas no mercado e impulsione os resultados do seu negócio.

Tendências do mercado pet para 2021: o que esperar?

Pet shop delivery

De acordo com Ricardo Oliveira, CEO da empresa Sucesso Pet, a tendência que começou ano passado de comprar os produtos pelo telefone, redes sociais ou mesmo páginas da web, e recebê-los na porta de casa, continua neste ano de 2021. Isso porque apesar da flexibilização das medidas de segurança por parte do governo, o consumidor brasileiro já se acostumou com a praticidade e rapidez das compras por delivery.

Produtos como alimentos, itens de higiene, brinquedos e até mesmo medicamentos podem ser facilmente encomendados pelo consumidor em apenas alguns minutos pelo celular e, dependendo da localização da empresa, podem ser entregues em apenas algumas horas.

Por este motivo, é muito importante que as lojas de pet shops e outros fornecedores de produtos pet tenham à disposição do consumidor canais de atendimento, opções práticas de pagamento e flexibilidade nos formatos de entrega.

Transporte para banho e tosa

Com o início da pandemia muitas pessoas adotaram pets para fazer companhia durante o período de isolamento. Com a instalação do formato de trabalho remoto, ficou muito mais fácil cuidar dos novos membros da família, em especial no período mais importante da adaptação.

Mas mesmo que os tutores passem grande parte do tempo em casa, na companhia de seus peludinhos, ainda estão em período de expediente e nem sempre é possível dar aquela corridinha no pet shop para levar o pet para o banho no horário marcado. Uma opção muito procurada são os pet táxis, ou melhor, os profissionais responsáveis por garantir o transporte do pet de casa até o pet shop.

Além de ser uma oportunidade para profissionais autônomos que podem trabalhar com o próprio veículo, também é uma oportunidade de serviço que pode agregar valor ao pet shop.

Hotel pet

As expectativas para o ano de 2021 é de que a pandemia esteja cada vez mais sob controle e, aos poucos, algumas atividades sejam retomadas em todos os setores. Várias empresas já têm adotado medidas de segurança para a volta dos colaboradores ao ambiente empresarial, assim como hotéis, pousadas e outros estabelecimentos ligados ao setor de turismo.

Com a previsão da volta ao trabalho presencial, muitos tutores têm se preocupado com os cuidados aos pets que não podem ficar sozinhos em casa ou sem supervisão durante o dia. O mesmo acontece durante o planejamento de viagens e passeios dos tutores, que nem sempre podem levar o peludinho como companhia.

É neste cenário que os hotéis pet e os espaços de daycare se tornam cada vez mais necessários. Muitas clínicas veterinárias e pet shops já têm se planejado para ofertar mais esse serviço aos seus consumidores, assim como profissionais autônomos capacitados para a função.

Box ou produtos de assinatura mensal

À medida que o mercado pet avança através da modalidade delivery, muitos serviços que têm como objetivo tornar a rotina dos tutores e pets mais práticas vêm ganhando espaço. Esse é o caso das assinaturas mensais de produtos pet.

Seja de alimentos, itens de higiene ou até mesmo brinquedos e vestuário, o fato é que a ideia de fazer uma assinatura única pelo site ou aplicativo, ter a cobrança automática no cartão de crédito e ainda receber, todos os meses, o produto em casa, ganhou a confiança dos tutores.

Mas os boxes de assinatura mensal não funcionam apenas para marcas presentes no ambiente online. Se você tem um pet shop físico e atende a população de uma determinada região, que tal estudar seu público-alvo e avaliar a possibilidade de uma assinatura mensal para alimentos, itens de higiene e brinquedos pet?

Basta planejar seu estoque, realizar o cadastro dos clientes interessados e viabilizar o atendimento e formato de entrega. É uma ótima opção para quem busca fidelizar clientes e aumentar a recorrência das vendas.

E-commerce e aplicativos

Estatísticas indicam que as vendas realizadas através de lojas online apresentarão crescimento de 265% ainda neste ano de 2021. Na mesma linha, há estimativas de que cerca de 45% da população mundial já está presente em plataformas online, como redes sociais e aplicativos, consomem informações e adquirem produtos e serviços online.

Isso comprova que investir em aplicativos e e-commerces pode ser a chave para o sucesso do seu negócio e um caminho seguro para aumentar o faturamento da sua empresa.

Além de tornar o seu produto visível e disponível para um número bem maior de pessoas, investir em estratégias de marketing digital para seu e-commerce possibilita a coleta e mensuração de dados reais sobre seu negócio, contribuindo para o planejamento de novas ações, correção de processos e a identificação de novas oportunidades de mercado.

Gostou de nossas dicas? Leia também: Serviços adicionais que agregam valor ao seu pet shop